Gender Pay Gap Trade

DINHEIRO: PORQUE O MERCADO DE VALORES AINDA É UM UNIVERSO TÃO DISTANTE DA MAIORIA DAS MULHERES 


AS  DIFERENÇAS DO COMPORTAMENTO FINANCEIRO ENTRE HOMENS E MULHERES DETERMINAM  RIQUEZA OU POBREZA. 


A expressão americana conhecida como "gender pay gap" pode ser traduzida como (lacuna de pagamentos dos gêneros) é bastante conhecida por economistas e investidores do mercado financeiro, o termo basicamente salienta que existem diferenças entre pagamentos, rendimentos, salários e investimentos das pessoas conforme o gênero. Estudos mais específicos aprofundam-se na diferença entre homens e mulheres ao longo dos séculos e até os dias de hoje, podemos perceber que as finanças são comportamentais e tendem a influenciar na guerra dos sexos. Na realidade em tudo nessa vida há diferença entre homens e mulheres, inclusive nos impostos! Você pode até desconhecer isso, mas existem taxas aplicadas a indústria da beleza, mais conhecidos como “pink tax” (imposto rosa) que são embutidos nos produtos cosméticos e diluídos em setores voltado ao público feminino.

Tem sido comprovado estatisticamente que homens ganham mais que mulheres, até aí todos sabemos, ok? Mas a pauta aqui hoje é... Porque o mercado financeiro ainda é um universo tão distante para a grande maioria das mulheres ao redor do mundo? De acordo com estudos do World Economic Forum em 2022, conhecido como Global Gender Gap Report, tem estudado 146 economias de todo o mundo, apenas 14 países se destacam atualmente na luta para diminuir a lacuna de desigualdade salarial entre homens e mulheres. 

Nos dias atuais mulheres líderes que exercem o mesmo cargo dos homens ainda ganham salários menores em quase todas as partes do globo. Porém quando o assunto é investimento sabemos que não necessariamente quem ganha mais é quem investe mais... Investir, compete mais sobre a virtude e disciplina de poupar, ser fiel e diligente ao proposito financeiro ao qual você escolheu do que sobre o montante em si. 

O investimento é a receita principal para construção de riqueza pessoal. A falta de acesso à educação financeira, má ou falhas na administração e baixos salários, contribuem para que o perfil investidor das mulheres não sejam bem sucedidos.  O Raio X do Investidor Brasileiro, é a mais recente pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) destacou que em 2021 para cada dólar que o homem ganha a mulher recebe cerca de US$0,82 centavos de dolar exercendo a mesma função profissional. 
                                                              



   

Quanto ao mercado de ações e bolsa de valores de acordo com a Women and Investing Study“,  de janeiro de 2011 a dezembro de 2020 foram analisadas 5,2 milhões de carteiras de investimentos femininos e constatado que dentre estes portfólios o retorno foi de cerca de 0,4% ao ano superiores aos investimentos masculinos, o porquê disso é relativamente óbvio: mulheres apesar de investirem quantidades e valores menores são mais propensas a rentabilidade
fixa a longo prazo demonstrando comportamentos financeiros mais conservadores,  ao contrário dos homens; que são mais agressivos nas escolhas dos investimentos, possuem montantes maiores, não possuem receio de assumirem grandes riscos, mas vez ou outra são obrigados a lidarem com perdas e prejuízos. 

O mercado ressalta que a mulher investidora média atualmente mantém 68% de seu portfólio em dinheiro e equivalentes, como contas do mercado monetário, letras do Tesouro e certificados de depósito. Em comparação, os homens mantêm 59% de suas carteiras em dinheiro, valorizando o mercado acionário, stock holding e a volatilidade dos investimentos. 

Apesar de serem considerados seguros e prudentes a forma de investir dos sexo feminino, uma carteira de investimentos conservadora, não trará o retorno desejado na construção de riqueza. Investir em ações, apesar de parecer arriscado, é fundamental para a evolução deste processo construtivo.  Quanto mais a idade e a história avançam, mais é preciso aprender como o dinheiro trabalha e fazê-lo trabalhar para você, entender seus ciclos, história de mercado, comportamento financeiro das empresas, investidores, saber lidar com seus intermediários, entender o day trade e buscar compreender como gira a roda motriz do mercado de ações e investimentos. A mulher tem galgado há décadas a busca pela igualdade em todos os setores porém ainda falta uma longa estrada a percorrer quando o assunto são finanças e mercado de valores. 

Quanto mais rápido mulheres se tornem auto- suficientes, domarem a si mesmas, buscando a  inteligência emocional e financeira como aspecto principal de suas vidas, mais avanços haverão no horizonte de ativos, bens e posses do gênero feminino. Dominar o próprio bolso é um dos maiores tesouros pessoais que podem existir, não somente pela vertente material, porém mais ainda quando olhamos para o lado emocional e até mesmo espiritual da vida financeira. 

Quando você adquire a incrível virtude de administrar com sabedoria seus recursos, posses, bens e dinheiro é sinal de que; seu coração já foi bem adestrado e não comanda mais sua vida. Com isso, você se torna uma mulher estratégica e a riqueza estará cada dia mais próxima de seu alvo. Sendo assim... com objetivos, diligência e sabedoria, em breve você será dona do seu próprio castelo e  quer saber a melhor parte? Poderá até revesti-lo de ouro.*💋 

#Moneytalksbaby
Poupe, Invista e Reinvista! 🤑
Até a próxima seguimores... 💃💰 

Comentários

Postagens mais visitadas