SUGARMANIACS
COMO LIDAR COM OS VILÕES DA DIETA?
Gentemmm... Alguém pode me dizer o que acontece às 10h da manhã e as 16h da tarde? Mas parece que o estômago feminino tem relógio bancário... Por volta desses horários dá uma vontade doida de comer uns snacks ou aqueles docinhos maravilhosos, bem engordantes, é ou não é? Você olha para o lado, olha para o outro e pronto tira aquele pacote de bolacha de dentro da gaveta do escritório! Estudos mostram que 41% das mulheres preferem chocolate, bolos ou biscoitos, do que escolher frutas e iogurte.
A maioria de nós sabemos que lanches saudáveis pode nos ajudar a emagrecer e fornecer nutrientes e vitaminas e minerais essenciais, tais como fibras, proteínas e tudo mais. O problema é que no dia a dia acabamos por escolher alimentos ricos em calorias, gordura e açúcar, e que não fornecem nutrientes nenhum. Por que fazemos isso?
O açúcar estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor cerebral responsável por aquela sensação de prazer e bem estar que vem logo após um bombom. Neurotransmissores são mensageiros do cérebro, permitindo comunicação entre as células cerebrais. Muitas vezes por ser algo rápido e fácil acabamos cedendo as tentações de doces e snacks na hora que a vontade aperta. Conhecendo seu corpo e paladar, a chave para não cair nestas armadilhas da glutonaria é planejar com antecedência o que você vai comer nestes horários. Produtos ricos em proteínas nos ajudam a sentir saciedade por mais tempo.
O ideal é sempre caprichar no café da manhã com alimentos e fibras e ter sempre na bolsa um lanchinho já pensando no snack das 10h. Preparar com cuidado seu cardápio da semana fará com que você tenha mais forças de resistir as vontades, afinal de contas você se esforçou e não vai querer jogar tudo fora, vai? Ande sempre com maças, iogurtes e barras de cereais para este horário, pois a intenção é só quebrar a fome para segurar até o almoço. Mantenha sua garrafa de água sempre cheia e beba nos intervalos, além de enganar seu estomago vai te hidratar.
Quando passa o período da manhã, logo damos de cara com outra vilã, a sobremesa! Se você costuma sair com os colegas do trabalho para comer nos restaurantes próximo aos escritórios, tome cuidado! O apelo das sobremesas são cada vez mais variados e irresistíveis. Geralmente nosso cérebro diz... Ai vou comer só um brigadeiro! Ih!!!! Opa, peraí... hoje é só um brigadeiro, amanhã um mousse e depois um bolo, quando chegar o fim de semana seu jeans não vai fechar.
A volta do almoço para o trabalho também exige um police food, você toma um cafezinho com os colegas e uma bolachinha e aí as 16h é a hora do café geral! Daqui a pouco quando você vai ver você ganhou 10 kgs brincando... Isso se no seu trabalho não tiver o armário das guloseimas, como muitos offices tem por aí. Vigiar a boca é algo extremamente difícil mas não é impossível, você só precisa ter muita força de vontade e auto controle.
Nutricionistas explicam que existem alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doces e diminuem a ansiedade do dia a dia, já que possuem propriedades que agem nos níveis de açúcar do sangue e são ricos em substâncias como o triptofano, que agem na produção de hormônios como a serotonina, responsável pela sensação de prazer que os doces causam, por isso devemos incluí-los em nossas refeições. São eles: aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará.
Precisamos ter muito cuidado com os excessos de doce no organismo, pois, uma vez desregulado seu processamento, torna-se difícil ajustá-lo na mesma medida de novo. Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, e principalmente a obesidade estão diretamente ligadas ao consumo de doces. Também é preciso estar atento a questão da dependência, é doces viciam! Gente eu lembro bem que há pouco tempo atrás fui fazer um jejum, e direção para a igreja era de jejuar doces e eu pensei... "Ah tranquilo, não sou assim tão fã." O que??? Foi um dos jejuns mais difíceis que eu fiz até hoje! Cheguei a sonhar que estava comendo doce, acredita? Muitos nutricionistas dizem que a dependência causada pelos doces são similares a drogas e bebidas e raramente nos damos conta de que já estamos viciados.
O ideal é trabalharmos com substituições saudáveis para matarmos aquela vontade louca de comer besteiras ao longo do dia... Você até pode comer um docinho vez ou outra, mas evite o consumo diário e se realmente não aguentar, procure:
- escolher doces de frutas como banana cozida com canela, doces em calda feitos da própria fruta em casa, doce de abóbora, etc
- quando fizer uma receita substitua os ingredientes pela versão light. Isso ajudará no final da preparação ter uma quantidade de gordura e calorias;
- se você é a maga patalógica do chocolate, prefira sempre os amargos ou meio amargos, pois são ótimos para a saúde. Quanto mais cacau tiver melhor será. O cacau tem um efeito antioxidante no organismo (limpeza) e ainda ajuda a controlar a gorduras ruins como o LDL (colesterol ruim). Nós também temos opções de chocolates de soja que ajuda a ter uma gordura vegetal o que melhora a qualidade do alimento;
- Antes de ir para o trabalho procure fazer snacks com palitos de cenoura crua, salsão, tomate cereja, ou então corte frutas como mamão, maçã e melão reservados numa vasilha.
- frutas secas como tâmara, damasco seco, figos seco, em geral saciam a vontade de doces e colaboram com nosso objetivo;
Desta forma, você vai enganando o organismo e ao mesmo tempo fazendo um detox geral, aos poucos você vai perceber que seu corpo já não pede doce da mesma forma como exigia antes. Além de emagrecer vai notar que seu corpo vai responder melhor as atividades, pois o açucar traz aquela sensação de cansaço ao longo da tarde, roubando assim suas energias.
Tudo é uma questão de tempo, força de vontade, adaptação e renúncia diária. E se você é cristão de renúncia você entende, né? Basta canalizar suas forças e pensar que seu corpo é um bem precioso que o Senhor te presenteou e você precisa cuidar muito bem dele enquanto estiver fazendo uso para que o Espírito Santo de Deus possa completar a Obra que começou a realizar na sua vida. Por hoje eu vou ficando por aqui meus amorexxx*
Super beijos de fé,
tchau, tchau...
Tati Souzza.