LES AVANTAGES DE L'EAU THERMIQUE


UM SIMPLES JATO DE BELEZA!




Olá amigos e amigas do BlogdaTatiSouzza, é tempo de férias, calor e alegria! O calor está forte no hemisfério sul e haja ventilador e ar condicionado...rs. Por conta disso a pele fica um caco com tantos altos e baixos e merece uma atenção especial com tantas variações climáticas. Em nosso primeiro post de 2014 vamos falar de refrescância e beleza! Você com certeza já deve conhecer as maravilhas que água faz para a beleza da pele, seja ingerida ou na limpeza do rosto. Hoje quero falar sobre as benecès da água termal. Desde que descobri, uso na minha rotina e amoooooo! Borrifo na limpeza noturna para potencializar os efeitos hidratantes sobre o rosto após lavar bem a pele e aguardo de 2 a 3 minutos para sua absorção e a pele está pronta para dormir. 

Para muitos é uma frescura! Pode até ser...acontece que é uma frescura mais que importante para a saúde da pele, ainda neste verão fortíssimo no Brasil tornando -se mais que útil levar na bolsa uma embalagem de água termal para manter o rosto limpo e hidratado. Mas o que é esta água afinal de contas?

A água termal é uma água subterrânea, enriquecida por minerais contidos em rochas e que emergem à superfície em forma de fontes com temperaturas elevadas. Tudo começa com chuvas que vão se acumulando no subsolo e passam anos longe da luz solar e superfície terrestre, desta maneira ela é livre de bactérias e micro organismos em geral. Quando volta à superfície a água está com maior concentração de elementos como cálcio, magnésio, zinco, ferro e outros.



Por ser subterrânea pode ser aquecida por uma "caldeira geotérmica", ou seja, energia geotérmica. Em geral, a temperatura das rochas na crosta aumenta com a profundidade, principalmente por causa da pressão ambiente, o que é conhecido como "gradiente geotérmico" e a água subterrânea aquece em contato com rochas quentes. Foi na cidade de Avène na França, de forma casual e precisamente em 1736 que um cavalo com lesões sérias e intensas no corpo foi solto na região, após acharem o animal perceberam que o mesmo estava totalmente curado, como o fato era no mínimo intrigante resolveram investigar mais o acontecido, o cavalo enquanto livre tomou banho em um lago próximo a cidade.

Mas seria esse lago, fonte de água termal, responsável pela cura das feridas do bicho? No que a época permitia, foram feitos estudos e testes, e sim, a água termal era capaz de curar. Dez anos depois estava pronta a estação de Água termal de Avène. Em 1826, as termas foram recomendadas por grandes nomes da dermacologia, como Jean-Louis Alibert.

Quase meio século depois, a fama das propriedades curativas daquela água termal começou a ganhar o mundo, quando em 1871, grande quantidades foram enviadas a cidade de Chicago para auxiliar no tratamento das queimaduras mais graves das vítimas de um grande e trágico incêndio que ocorreu na cidade americana.

Pouco depois, em 1874, com base em muitos estudos e provas científicas, as termas Avène foram consideradas pelo presidente da República Francesa como de “Interesse Público”, vindo desta forma, reforçar a qualidade das propriedades dermatológicas daquelas águas. Em 1981 decidiram utilizar a água termal de Avéne para fins dermatológicos. Foi então que surgiram os produtos de cuidados dermatológicos EAU THERMALE AVÈNE. Na pequena cidade na região de Vienne, La Roche-Posay, situada na França, precisamente localizada nas fronteiras de Berry, Touraine e Poitou, também possui uma fonte de água muito rica em selênio, um oligoelemento de inúmeros benefícios terapêuticos e dermatológicos. 

Conta-se que, na Idade Média, o cavaleiro Bertrand Du Guesclin parou perto da fonte para deixar seu cavalo beber água e para saciar sua própria sede também. O cavalo, que sofria de eczema, entrou na água e saiu curado. No século 17, Pierre Milon, médico de Luis XIII, foi a La Roche-Posay analisar a água pela primeira vez. A recém fundada Académie des Sciences enviou pesquisadores ao local em 1670.

As fontes termais da La Roche-Posay foram reconhecidas de utilidade pública pela Academia de Medicina da França, em 1869. Já em 1904, foi inaugurado o primeiro Centro Termal e em 1913 a Academia de Medicina da França declarou oficialmente o Spa La Roche-Posay como Estação Hidrotermal. Rapidamente a fama do Spa termal se espalhou pela Europa.



Assim o LA ROCHE-POSAY LABORATOIRE PHARMACEUTIQUE foi criado em 1928 pelo farmacêutico Rene Levayer, com o objetivo de democratizar os benefícios da água termal, uma das únicas águas termais que tem atividade biológica. Calmante, suavizante e antiinflamatória, com propriedades anti-radicais livres, a Água Termal auxiliava no tratamento de certas afecções inflamatórias graves da pele quando usada como complemento terapêutico.

Bem mais tarde, em 1931, o cosmetologista Georges Guérin, presidente da Parfums Grenoville, sofreu uma queda e tratou os machucados com abluções, tratamentos a base de banhos, na água de Vichy, estância termal localizada no centro da França, perto de Clermont-Ferrand, na região da Auvergne, seguindo recomendações do Doutor Haller, médico e diretor do centro termal de Cichy Thermal Establishment.

Surpreso pela rapidez de cicatrização de uma ferida em seu pulso se deu conta das propriedades excepcionalmente tranqüilizantes da água de Vichy, reconhecida pela comunidade médica por suas propriedades terapêuticas desde o século XVII, notavelmente pela sua capacidade de estimular os mecanismos de defesa natural do organismo da pele. Rica por conter 17 minerais e 13 oligoelementos, a fonte de São Lucas tem a mais alta concentração de minerais dentre todas as águas de Vichy.

Foi então que Guérin, contando com a ajuda do Doutor Haller, se tornou o primeiro a criar fórmulas distintas para uma linha de cosméticos destinados a diferentes tipos de pele tendo como principal ingrediente a água das termais da Fonte de São Lucas. Essa água termal era reconhecida por suas propriedades calmantes, anti-irritantes, estimulantes das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. Era o surgimento dos laboratórios Vichy. Assim nasce também as três marcas mais famosas que comercializam água termal no mundo.

Na Europa começou a ser muito usada e comercializada, principalmente na forma de banhos nos locais onde elas emergem, chamado tratamento de terapia balneária e que já foi indicado para tratar diversas doenças. O uso constante de água termal ajude a manter a elasticidade, flexibilidade e maciez da pele, tendo, portanto ação rejuvenescedora, acalma a pele das agressões diárias é um cuidado essencial para a pele e na prevenção do envelhecimento precoce, com propriedades naturalmente suavizantes e antirradicais livres, suas micro gotas entram em contato com a pele trazendo imediatamente um alívio instantâneo, ricamente mineralizada, porém em baixas concentrações, o que a torna perfeitamente adaptada às peles sensíveis e agredida por fatores externos e ajudam na prevenção do envelhecimento da pele.


Existem várias finalidades de uso, pode ser utilizada em substituição aos tônicos comuns, de manhã e a noite após a limpeza; em lugares onde a umidade é baixa, como aviões e ar condicionado; após o barbear, para acalmar a pele; nas alergias, irritações e pele ferida; diluir base, molhar pinceis e outros relacionados à maquiagem; pós peeling e outros procedimentos; quando está fazendo uso de ácidos, pela manha retira o produto e borrifa a água para normalizar possíveis vermelhidões e descamação; pós depilação. 


Para refrescar, muitos gostam de colocar na geladeira; gelada ela fecha os poros temporariamente; ajuda na hidratação da superfície da pele; proteção contra radicais livres; anti envelhecimento (elasticidade, flexibilidade e maciez da pele); anti inflamatório; cicatrizante; fixa a maquiagem; controla a oleosidade; até para os babys em assaduras e trocas de fralda; em lugares quentes como praia e clubes para acalmar e equilibrar; é hipoalergênica e possui propriedades anti-irritantes, antiinflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes. É uma água bacteriologicamente pura, podendo ser utilizada em situações delicadas como pós-operatórios, pós atos cirurgícos em dermatologia e cirurgia plástica.

Antes do make, ajuda a fixar e depois do make, dá naturalidade e viço no look, como eu já disse são muitos os benefícios da agüinha francesa...hahaha. Mas também temos uma versão nacional que ainda não experimentei, é da Lindoya, de 150 ml, custa R$ 20! No momento as preferidas ainda são Avéne, La Roche Posay e Vichy as mais conhecidas do mercado. Na praia é mara!!! No pós e durante o sol.

AS MARCAS DE ÁGUA TERMAL TEM DIFERENÇAS?



SIM!!! La Roche-Posay é rica em selênio, antioxidante. A Vichy tem bicarbonato, que amacia a pele. A Avène tem a composição mineral balanceada, sendo a que tem benefícios mais abrangentes. A Águas de São Pedro tem propriedades anti-oleosidade e antissépticas. Essa marca é brasileira, sabia? Sua água termal é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que a torna ideal justamente para o tipo de pele que é mais comum no Brasil: a oleosa! 

Refresque-se, hidrate-se e fique linda! 
Aproveite o verão e curta muito
... e tenha sabedoria.
E um ótimo 2014!!!

Beijos de Fé* 

BlogdaTatiSouzza. 

Postagens mais visitadas