“COMER OU NÃO COMER E O QUE COMER? EIS A QUESTÃO...”
A importância de cuidar do corpo e da saúde e como a negligência nos afeta espiritualmente.
Quantas vezes você já se viu pensando assim, “Vou comer só mais um pedacinho” várias vezes, não foi? Fato é, o peixe morre pela boca, podemos nos tornar refém de nossas palavras ou de nossa comida... Sem perceber comemos errado e além da nossa fome física, muitas vezes queremos compensar nossas emoções ou frustrações com alguns prazeres gastronômicos e nada melhor que a comida, motivo nobre e justificado, afinal, precisamos comer!
Mas nosso corpo é um instrumento que precisa estar afinado e lubrificado para dançarmos conforme a música que a vida nos apresenta. Ao longo dos anos sentimos que ele vai se desgastando e não responde muito bem a tudo que queremos que faça, pois bem para conservarmos, nada melhor que prevenir e cuidar.
Nós cristãos, temos uma preocupação redobrada com o bem estar de nosso corpo, não por culto a ele como fazem muitos, mas por que sabemos que o nosso corpo pertence a Deus, que nos concedeu e espera que zelemos por nossa habitação terrena, pois abrigamos seu Espírito Santo. "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" 1 Co 3.16,17.
É muito importante dominarmos nossas vontades para não cairmos em tentação com o pecado da gula, pois ela leva a enfermidades e até mesmo a morte. Controlarmos nosso índice de massa corporal e alimentação é muito importante para que tenhamos saúde, boa auto-estima, aparência e exemplo para os demais.
Mas e quando você já se enveredou pelos laços da gula e perdeu o controle? O que fazer quando o sobrepeso chegou ou a obesidade instalou? Posso falar bem sobre isso, já eliminei 28 e 30kgs em duas gestações e mantive o peso por determinado tempo, porém há 3 anos venho lutando contra o sobre-peso e confesso, não é fácil emagrecer!
Quanto mais idade, menos metabolismo, menos ânimo e mais dificuldades. Mas o remédio é a famosa força de vontade, e quando ela desaparece? Aí é hora da pílula infalível, ORAÇÃO. Ela nos dá força necessária para lutarmos contra a tentação e a falta de disciplina alimentar. Entregar suas refeições para que o Espírito Santo as conduza, é a melhor forma de alimentar-se e seguir algumas pequenas regras ajudam...
1 – ORE PARA QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONDUZA SUAS REFEIÇÕES, AGRADEÇA E CONSAGRE -A.
2 – OBEDEÇA A PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS PARA COMPOR SEUS PRATOS COMA DE 3 EM 3 HORAS PEQUENAS PORÇÕES E BEBA 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA .
3 – FAÇA UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE TE AGRADE, O CONDICIONAMENTO FÍSICO É MAIS PRAZEROSO QUANDO VOCÊ GOSTA DA ATIVIDADE, MAS FAÇA COM O AUXÍLIO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS.
4 - ADOTE UM HOBBY, DÊ DESCANSO AO COMPUTADOR E DESLIGUE-SE DE TUDO, DEDIQUE UM TEMPO PARA VOCÊ.
5 – FAÇA UM CKECK UP ANUAL OU DE 6 EM 6 MESES.
Cuidar de nós mesmos é uma responsabilidade que nos foi confiada através do livre-arbítrio, podemos escolher o controle ou o descontrole, obediência ou desobediência, morte ou vida, cabe a nós... Com decisão e posicionamento, adotando algumas disciplinas, conseguimos manter “mens sana in corpore sano” ou seja, uma mente sã num corpo são, vivermos bem e em paz com nós mesmos, livre de perturbações e outros males.
É muito importante cuidar da mente, cuide do que você assiste na televisão, filtre suas conversas e amizades, pondere suas palavras e medite na Palavra de Deus, bússola que norteia nossa vida e em tudo nos faz bem sucedido, e Deus te sustentará, pois nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4,4) Sendo assim viveremos conforme a vontade de Deus de forma quieta, tranquila e feliz, pois Ele disse: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". 1 Ts 5.23. *