CIDADÃO BRAZIL

EITA CORAÇÃO VERDE AMARELO!

O COMPLEXO DE VIRA LATA DO BRASILEIRO

Que o brasileiro sofre de baixa auto estima generalizada, creio que todos nós, sabemos! Admira tudo, todos e toda forma de estrangeirice deliberada e desavergonhadamente depreciando seu próprio país, direta ou indiretamente, seja na fala,comportamento ou atitude, temos ciência, que este comportamento, é quase uma marca registrada de solo tupiniquim. A expressão "complexo de vira-lata" referindo-se aos brasileiros , foi eternizada mundialmente através do dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues, que após o trauma deixado pela seleção brasileira em 1950 derrotada pela seleção do Uruguay na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã deixou um sentimento de incapacidade voraz na mente e no coração de cada homem brasileiro.

Monteiro Lobato também abordou tal sentimento em 1903 quando revelou-se profundamente pessimista e desmotivado com o potencial do povo brasileiro definido por ele da seguinte maneira: "O Brasil, filho de pais inferiores – destituídos desses caracteres fortíssimos que imprimem – um cunho inconfundível em certos indivíduos, como acontece com o alemão, com o inglês, cresceu tristemente – dando como resultado um tipo imprestável, incapaz de continuar a se desenvolver sem o concurso vivificador do sangue de alguma raça original."  

Para Lobato, além do estigma da origem mestiça, os brasileiros sofreriam com o fato de viverem nos trópicos, onde o clima quente e úmido predisporia os habitantes à preguiça e à luxúria (outra tese cara na época, o determinismo geográfico, dizia que verdadeiras civilizações só podiam se desenvolver no clima temperado). O fenômeno também é referido como vira-latismoPara Nelson Rodrigues, o fenômeno do comportamento vira-lata não se limitava somente ao campo futebolístico, como ele disse:

Pois bem, Lobato acertou em cheio! Não somente os brasileiros padecem da carência de patriotismo legítimo como desconhecem o enorme potencial de onde vivem.Fato é que normalmente os nativos brasilienses começam a gostar mais de onde nasceram após conhecerem outros países e culturas. É muito comum  ouvir de viajantes e nômades digitais a típica frase: "Ah, igual o Brasil não existe!" ou então; "... como o povo brasileiro não há." Faz parte dos males da humanidade só reconhecer ou dar valor a algo quando não mais o possui. E isso é terrível, pois não podemos esperar ver um país desfalecido ou saqueado de suas maravilhas para só então darmos valor ao que temos. 

 O Brasil é um país incrível! Não somente pelas suas belezas naturais, mas até mesmo pela liberdade impressionante advinda de sua mestiça tipologia e estrutura societária. Nosso país não é somente o maior país da América Latina, é também um país reconhecido por analistas internacionais como uma super potência em potencial emergente, é extremamente importante que cada brasileiro se dê conta disso, para dar o devido valor ao país de sua naturalidade. Mesmo recém industrializado, o Brasil é um dos detentores de toda riqueza global da América do Sul. 

Esta "terra das delícias" que outrora já foi chamada de "Pau-Brasil, Ilha Brasil, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e até de Império Brasil" ainda não chegou nem mesmo há 200 anos de constituição estabelecida e já foi judiada demais por tantos desvarios e devaneios de homens corruptos e exploradores. Chegou a hora do brasileiro tomar as rédeas do amor por seu país e aprender a tomar conta com responsabilidade e honestidade pelo que é seu! Pensando no coletivo e principalmente atuando de forma a pensar nas gerações vindouras, não se pode mais dar espaços à "jeitinho brasileiro", pois enquanto esta "síndrome de Gerson" viver, nunca será possível construir uma nação verdadeiramente sadia.

 Não dá mais para o cidadão brasileiro agir como cachorro caramelo que caiu da mudança, é preciso não só vestir camisa verde e amarelo, mas acima de tudo ter um coração que jorre princípios por esta pátria que não aguenta mais sofrer. O sentimento de orgulho, amor, devoção e devolução à pátria brasileira, não pode acontecer somente em campeonatos de futebol, Olimpíadas ou porque algum artista se "deu bem" internacionalmente. É preciso educar as gerações desde cedo a dar valor a terra que o gerou, e isso acontece desde cedo aos primeiros gestos, como: não jogar lixo na rua, respeito aos cidadãos, ser honesto no troco,  etc etc  e por aí vaí... 

Fato é minha cara gente brasileira, que o Brasil é terra muito boa, de gente simples, povo acolhedor, de alma carismática e muito batalhadora que por vezes já foram tão judiados. Aqui tem tanta coisa boa para se amar e defender, cabe somente a nós, valorizar e cuidar desse nosso bem querer.* 

 Até a próxima amigos!💚💛

Comentários

Postagens mais visitadas