FASHION WORLD


 

O ESTILO DA MULHER EUROPEIA 

SEU CONTRASTE COM A MODA BRASILEIRA

As mulheres européias são conhecidas mundialmente pela elegância no vestir, em especial as francesas, que carregam história desde o século XVIII por exibirem os mais belos trajes, hábito que se originou na alta sociedade, mas contagiou todo o país ao longo dos séculos e com o passar das gerações tornou-se uma tradição, criando e destacando o jeito "parisiene" como um lifestyle de beleza, luxo e sofisticação. Vemos que existem características muito pessoais dos europeus quanto ao vestuário, não somente nas composições como cores e arranjos. Vamos destacar aqui alguns pontos fundamentais e contrastes entre o estilo europeu de se vestir e estilo da mulher brasileira. 

Cortes: é tipico da mulher européia adquirir peças de  cortes limpos e simples, são facilmente reconhecidas por suas linhas limpas e simples, de aparência elegante e geométrica. A mulher na Europa é adepta do conforto, roupas que sirvam, ao contrário da brasileira que tendem a usar roupas mais apertadas e curtas, como calças strech e shorts micros especialmente no verão. Já os europeus preferem usar roupas na sua medida, que se ajustem perfeitamente ao corpo. A alfaiataria na Europa ainda é usual e de costume não só entre os homens como também para as mulheres. 

Paleta de Cores: Você perceberá facilmente em todas as estações, aproximadamente todos os anos, que haverá um conjunto de cores que "está na moda". As cores que estão na moda no Brasil e até na América do Norte podem ser muito diferentes das cores populares na Europa, já que os europeus tendem a preferir uma paleta de cores com tons neutros e alguns poucos destaques de cores vivas e ousadas. 

Bolsas: A bolsa de couro estilo carteiro é um clássico europeu, as mulheres a amam. Geralmente a combinam com um par de óculos de sol simples e elegante do tipo Ray Ban, um truque feminino que costuma salvar qualquer composè do dia. 

Sapatos: Enquanto as mulheres de negócios e aquelas acima de 30 anos definitivamente podem ser encontradas usando sapatos de salto, o público mais jovem é firmemente a favor de sapatilhas. Não importa a altura, o estilo é sempre elegante e clean. Sapatilhas Oxford são uma opção bem comum para ambos os sexos. Coisas muito comuns no Brasil como logotipo em roupas e estampas são coisas nada bem vistas na moda européia. Sabe aquelas camisas com logotipos de texto ou estampas que as fazem parecer roupas de lojas de departamento de esportes de universidade americana? Você não encontrará no estilo europeu. 


Vestidos: As mulheres na Europa tendem a usar saias e vestidos com mais frequência do que as mulheres de outros países como americanas e brasileiras, no Brasil vestido ainda tem folcloricamente uma característica mais festiva do que habito de uso diário, porém na Europa é extremamente comum ver mulheres usando vestido todos os dias. Os europeus na sua maioria preferem peças discretas, lenços, chapéus delicados, colares e joias elegantes são boas escolhas e buscam escolher estes acessórios com rigor e cuidado.  Evite camisetas com corte tradicional. A tradicional camiseta de corte básico é um estilo classicamente americano. Os europeus usam camisetas, mas tendem a ser um pouco mais bonitas. Muitas vezes, eles terão um ajuste mais solto, mais sob medida, mangas mais curtas e decote em V. 

 Discrição: Se você é brasileira e vai para Europa, nunca use roupas com rasgos, buracos, tingidas estilo Tye Dye, roupas muito curtas ou coladas ao corpo, qualquer roupa com falsos tingimentos, rasgos ou buracos, mostrando muitas partes do corpo, são vistos como moda de baixa qualidade e maus olhos e devem ser evitados. Os europeus são conhecidos por seu grande estilo não é a toa... mas sim, por boas razões! Mulheres européias tendem a se vestir com roupas sofisticadas e elegantes que fazem a maioria dos estilos de outros países parecerem monótonos, chatos e sem graça. Make up & Nails: Você perceberá que esta leveza de detalhes também se reflete na forma de se maquiar. Dificilmente você encontrará na Europa exceto em eventos da comunidade diversa de gênero, mulheres "montadas" com makes carregadas, cílios extremamente volumosos, sombrancelhas carregadas de micropigmentação e enormes unhas pontiagudas em gel, sem especial às francesas são adeptas de maquiagens leves e manicures sutis.

Quanto ao estilo da moda habitual do Brasil na Europa tende a ser rechaçado logo à primeira vista por ser facilmente comparado à vulgaridade e forma sensual e apelativa no vestuário o que confere má fama às mulheres brasileiras e também as latinas em geral.  Ao contrário da moda no Brasil, a mulher na Europa procura evitar padrões ousados ou modinhas do momento. Elas gostam de peças despojadas, texturas, camisas oversize, tecidos leves, confortáveis, monocromáticos, excelentes acessórios, lenços e scarfs, jóias ao ivés de bijous, tecidos de boa qualidade, podendo até mesmo usar malha, desde que de boa procedência, mas nada que possa parecer exagerado. Obviamente sempre existem exceções, principalmente no verão, quando estampas florais, étnicas e da ilha podem entrar em jogo circulando pelas ruas. Em suma, as mulheres na Europa preferem elegância à sensualidade, conforto à chamar a atenção de olhares, qualidade de peças em contradição à quantidade de roupas no armário. 

As diferenças culturais e climáticas podem influenciar no vestuário de quase todos os países do mundo, mas é fato que a elegância é um fator clássico e imutável que independente da bussola local faz qualquer um estar bem apresentado onde estiver. Nisso ainda precisamos no Brasil aprender muito com os europeus, evitar modas virais e atentar-se a história dos tecidos e épocas, pode ser um ótimo começo para que em um futuro próximo possamos também ser reconhecidos por nossa cultura sofisticada de vestimentas.*  

Até a próxima, amigos!
See you next time💋 

Comentários

Postagens mais visitadas