TOOLS FOR JOY

10 MANEIRAS  DE ESTUDAR A BÍBLIA. 


"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração." Hebreus 4,12.


Por muitas gerações muitas pessoas ao redor do mundo se voltam para a Bíblia para encontrar respostas para as suas vidas. E com razão, ela é o m anual do fabricante, Deus a deixou com testamento de Sua aliança de amor para nós. Todas as respostas que o ser humano precisa estão na Bíblia. Muitos não consideram as histórias reais, por que não a buscam com fé. Para aqueles que desejam conhecer e estudar a Bíblia, mas não sabem como, este guia básico ajudará de forma eficaz.

                  Primeiro passo: orar e pedir a Deus para abrir sua mente e coração


O primeiro passo para Estudo Bíblico eficaz é orar e pedir a Deus para ajudá-lo a abrir o seu entendimento de sua mente e coração para o que a Palavra diz. A Bíblia contém ensinamentos espirituais que vêm da mente do Deus Vivo. Deus é infinito e nós somos finitos. Isto significa que Deus não tem limites. A fim de entender os caminhos de Deus, precisamos do Seu Espírito Santo para nos ajudar. Deus é diretamente interessado em você e sua vida. Ele quer que você viva a melhor vida possível. Assim, ele quer que você passe a entender as palavras da Bíblia que ele deu para nós para que possamos conhecê-lo e seus caminhos. Então, se você quiser tirar o máximo proveito do seu estudo da Bíblia, é imperativo orar e pedir a Deus para ajudá-lo.


Segundo Passo: Anote versículos, promessas e palavras proféticas. 


Para que você possa interagir melhor com a Palavra de Deus anote versículos como promessas, passagens proféticas e momentos que lhe chamarão atenção. 

          Terceiro Passo: Chame suas amigas para estudar com você!


Ter um grupo de estudo bíblico é de uma riqueza singular, pois onde 2 ou mais estão juntos em nome de Jesus Cristo, ali Ele está, pois é uma de Suas promessas garantidas a nós. E duas cabeças pensam melhores do que uma, vocês poderão conversar sobre as estórias e com certeza Deus vai falar ao corações de vocês. 

Quarto Passo: Tenha uma Bíblia com o estudo dirigido a sua necessidade.


O mercado está cheio de variedades em termos de bíblias de estudos dirigidos, para as mulheres com estudos voltados a rotina da mulher, sobre vida devocional, financeira, arqueológico, enfim... Todo tipo de bíblia é possível encontrar hoje em dia, escolha a que melhor se adapte ao que você busca conhecer. 

Quinto Passo: Anote seus insights. 


Quando lemos a Bíblia Deus fala conosco, é muito importante que voce tenha um diáriuo de estudo, para anotar o que Deus vai falar ao seu coração, quando não anotamos, perdemos ou esquecemos, e não queremos que isso aconteça, não é?

Sexto Passo: Adote um plano de leitura. 


Você pode baixar da internet, existem muitos planos de leituras on line, semanais, mensais e anuais, fica a seu critério, o que importa é a organização para que a disciplina diária tenha bom êxito. 

Sétimo Passo: Questione e busque saber de Deus o propósito. 


Deus é um Deus de propósitos, nada do que está na Bíblia, nem mesmo uma vírgula é por acaso. Tudo foi feito por uma razão. ao meditar busque do Senhor em oração, o própósito de passagens que lhe chamaram a atenção, e Deus te responderá. 

Oitavo Passo: Defina objetivos, planos e metas. 



Já dizia Antoine de Saint Exúpery que "Um objetivo sem um plano é só um desejo." Ninguém deve começar algo se não tem em mente aonde quer chegar. Precisamos de planos para cumprir e metas para alcançar. Ter metas nos ajuda a ver o caminho onde estamos andando e se estamos andando dia a dia nele, indo em direção à meta. Já demos aqui muitas dicas sobre planos de estudos da Bíblia. Um exemplo: Plano: 4 capítulos da Bíblia por dia. Tempo necessário: 30 minutos por dia. Meta: Estudar a Bíblia inteira em 1 ano.


Nono Passo: Estabeleça um local tranquilo e defina um horário. 


Quando você estiver lendo a Bíblia ou orando, busque um local tranquilo e arejado. Jesus disse que em Mateus 6,6 que ao orarmos devemos;  "Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Para que nada atrapalhe nossa comunhão com o Pai, a tranquilidade é fundamental. 

Décimo Passo:  Não desista! 


No início pode parecer difícil, mas a sua perseverança vai alcançar o sucesso na prática diária e disciplinada do estudo bíblico, não de deixer levar pelos impedimentos que aparecerão no início. Não desista e Deus te fará bem sucedido* 

Até a próxima!
BLOGDATATISOUZZA








                                  









Postagens mais visitadas