RELATIONSHIP/ First year


"Recém Casados: Felizes para Sempre?

E agora?"




"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
1 Coríntios 13:4-7

“E eles viveram felizes para sempre!” Se você não for um personagem do Walt Disney, sabe que esta frase não funciona no dia a dia de um casamento. Construir  o amor, carinho e um aconchego familiar não é tão simples como se imagina... A maioria das pessoas sabem que o primeiro ano de casado é o crucial para a maioria dos pombinhos, afinal são culturas, referências  e valores diferentes adquiridos por toda uma vida que vão se unir para transformarem em única forma de convivência, what a challenge! Casamento não é um mar de rosas, e quem se dispõe a casar deve estar preparado para sacrificar-se pelo outro e doar-se quando quer e  quando não quer, porque o amor é renúncia diária. 


Só de pensar já assusta, não é? Desfazer-se de suas manias ou ter que suportar as manias do outro...O.M.G!!!!!! Como passar pelo 1 ano de casamento em vitória? Por isso resolvi escrever este post, para que possamos aprender que casamento é muito mais que homem e mulher, e sim duas almas que viram uma e que precisam aprender juntas a conviver de forma amorosa, respeitosa e inteligente emocionalmente.


Vamos propor algumas mudanças de hábitos e posicionamentos para que seu casamento seja um ninho de amor e alegria, veja:

Fator número 1 de discussões no início do casamento é, quem faz o que?Discutir as funções que você e seu cônjuge desejam ocupar na casa para que não gere confusão é fator importantíssimo na adequação do casal, principalmente no primeiro ano de casados. Se um dos cônjuges trabalha, o outro pode ser responsável pela limpeza e cozimento. Se ambos trabalham, devem decidir como você vão dividir as tarefas domésticas. Supor que a outra pessoa vai fazer... não é a receita para o sucesso.
Conheça seu marido! Ou sua esposa... Crie intimidade. Separe um tempo diariamente para falar sobre seus pensamentos e sentimentos. Esta é uma oportunidade para você, tanto compartilhar suas emoções e explicar o que funciona e o que não funciona para você. É fácil fazer algo que o seu parceiro odeia, mas se ela não lhe diz, você nunca saberá que isso a irrita.
Como o outro gosta de ser amado? Saiba como o seu cônjuge gosta de receber amor. O best-seller "As 5 Linguagens do Amor", do autor Dr. Gary Chapman explica que, as pessoas desejam o amor em uma das cinco formas: por meio de palavras, tempo de qualidade, presentes, toque físico e atos de serviço. Se o seu parceiro anseia para que você possa cumprimentá-lo, e em vez disso você honrá-lo por meio de presentes, ele não pode sentir o amor que você deseja compartilhar.
Sexo é prioridade! Não seja negligente! Designar tempo para o sexo, encontrar o tempo para a intimidade em meio a correria diária, é um desafio. Quando duas pessoas se casam, é fácil para o trabalho e obrigações domésticas preencher seus horários. Porque a intimidade, é um ingrediente muito importante para muitos casamentos saudáveis, programar o tempo para evitar longos períodos sem contato físico é sabedoria.
Tenha tempo para você mesmo! Certifique-se de cada um de vocês tem um amplo "tempo para mim" todas as semanas, ou mais frequentemente, se necessário. Enquanto você pode querer gastar todo momento juntos, muito tempo juntos pode impedi-lo de dar a si mesmo. É OK passar o tempo com os amigos ou por você mesmo; o tempo separados vai ajudá-lo a crescer individualmente e estar mais animado quando você ficar juntos novamente.
A chave de ouro = Comunicação. Ela é fundamental em qualquer relacionamento. Aprenda a ser um ouvinte de qualidade, estar pronto para pedir desculpas quando preciso,  estar disposto a mover-se após uma situação desagradável é crescimento para o casa.



No vídeo acima, a famosa terapeuta de casal Dana Fillmore expõe a comunicação como fator principal na maioria dos problemas matrimoniais. É preciso ser paciente consigo mesmo e com o seu cônjuge, é um novo processo de vida que está sendo iniciado. É preciso cuidar do bom humor, o casal precisa ser alegre e rir de si mesmos. 

Dana explica que em situações conflitantes é preciso ter bom ânimo e evitar críticas e juízos de valor sobre o outro. Seu cônjuge tem que encontrar aprovação em você para que o vínculo seja fortalecido. A terapeuta também acrescenta exemplos de sua vida matrimonial e explica que em momentos de crise é necessário uma abordagem amorosa e paciente para que o casal possa se conectar na resolução do problema e não em brigas. 

A parte sábia do casamento fica com a mulher, isto é fato! Mas a parte sacrificadora de um casamento, fica com o marido, a  Biblia diz em Efésios 5,28-29 como os maridos devem amar suas esposas, veja; “Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,” O amor de Cristo pela igreja foi e é sacrificial. 

Casamento é sacrifício de amor diário, se você quer ter um felizes para sempre agraciado por Deus e verdadeiro. Acima de tudo, mantenham a comunhão com Deus, através da oração juntos e asumam como lema de vida amar um ao outro, como foi testemunhado diante de Deus. A palavre chave é AME! Ame seu esposo ou sua esposa como a você mesmo, e Deus os abençoará.*

Até a próxima,
Beijão da blogger
Tati Souzza Vieira. 

Postagens mais visitadas