Eat Safe! Culinária Informativa.

O QUE É QUE O INTEGRAL TEM? TEM! BENEFÍCIOS PARA VOCÊ TAMBÉM...
Que o arroz que você come e por quê? Agora você vai descobrir como vale a pena fazer algumas mudanças no arroz nosso de cada dia.

Já dizia o provérbio "Sem arroz, mesmo a mais inteligente da dona de casa não pode cozinhar." Os chineses tinham razão, o arroz é muito importante na grade alimentar e o prato mais consumido nas refeições por todo o mundo. Mas dentre os diversos tipos de arroz, o integral destaca-se em benefícios para o consumo. Muitas pessoas desconhecem tais benefícios por falta de informação e talvez porque velhos hábitos custam a morrer...
 
Mais qual a razão de tantos benefícios? O arroz integral é resultante de um processo simples de descascamento, ou seja, é o grão de arroz sem casca, um grão descascado não-polido, o que preserva os nutrientes. Seu sabor amendoado e sua textura fibrosa requer um cozimento mais longo, porém é mais perecível que o branco, armazenado na geladeira após cozido dura apenas 3 dias, por isso se não for congelar não vale a pena fazer grandes quantidades.
São inúmeros os benefícios a saúde destes grãos, por ser uma ótima fonte de carboidratos deve estar na rotina da família. Um estudo realizado em Filadélfia sugere que a camada de tecido em torno de arroz integral pode reduzir a acção da proteína de Angiotensina II, que é conhecido por aumentar a pressão arterial e aterosclerose. Também oferece proteção contra o câncer de mama e de cólon, o nutriente lenhina presente no arroz integral é pensado para inibir o crescimento de células cancerígenas. Até o colesterol ruim ajuda a diminuir, aqueles níveis "maus" de colesterol LDL no sangue.
Devido ao seu alto teor de fibras, comer uma dieta rica em arroz integral pode oferecer alguma proteção contra doenças cardiovasculares. O arroz integral contém um elevado nível de nutrientes de manganês, que é necessário para a produção de ácidos e hormônios necessários para manter um sistema nervoso saudável. É grande fonte de magnésio, nutriente essencial necessário para a saúde dos ossos, juntamente com cálcio e vitamina D. A deficiência de magnésio tem sido associado com a baixa densidade óssea e osteoporose. Uma xícara de arroz integral contém cerca de 21% de suas necessidades diárias de magnésio. 
Agora que você já sabe de tudo isto, algumas receitinhas fáceis que vão te deixar com água na boca...
Arroz integral com brócolis
Ingredientes
2 xícaras de chá de Arroz Integral
1 colher de sopa de óleo
2 xícaras de chá de brócolis picado
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
6 xícaras de chá de água
sal a gosto
 Preparo
 Na panela de pressão adicionar o óleo, o alho, o sal, a cebola e deixar murchar, acrescentar o arroz, o brócolis e a água. Tampar a panela e deixar cozinhar por 20 minutos em fogo médio depois que a válvula começar a chiar. Desligar o fogo e manter a panela fechada por 10 minutos, verifique se todo o ar já saiu antes de abrir a panela e servir.
Rende 4 porções
Calorias por porção: 101kcal
Arroz integral com shitake
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz integral
- 50 gramas de shitake desidratado
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal marinho a gosto
Preparo
 Hidratar os cogumelos em 1 litro de água, durante 20 minutos em fogo brando. Desligar o fogo e deixá-los na água por mais 10 minutos. Corte os cogumelos em fatias longitudinais e reservar. Em uma panela aquecer o óleo de coco, dourar o alho e a cebola em fogo baixo, adicionar o sal e acrescentar o arroz, refogar e acrescentar aproximadamente 350 ml de água, deixar cozinhar. Quando secar a água, adicione mais 200 ml e o shitake, mexa até que a água seque novamente. Finalizar adicionando a salsinha e cebolinha.
Rende 04 porções
Calorias por porção: 215 calorias
Espero que tenham gostado da nossa culinária informativa, agora é só incluir na alimentação, acostumar-se e colher os benefícios!
Beijão e até a próxima*
BlogdaTatiSouzza

Imagens: Diet Mynths/FoodNet
Receitas: Mundo Verde.

Postagens mais visitadas