COMPORTAMENTO CRISTÃO

                                          RECEBENDO A GRAÇA DE SER MULHER!

 

Exercendo o propósito feminino criado por Deus, lidando com suas dificuldades e buscando ser exemplo das virtudes de Cristo.

Você já parou para pensar que muitas mulheres deixaram de ser mulheres por que é muito difícil? É verdade! É muito difícil ser mulher. Desde a criação a mulher tornou-se uma criatura complexa, que até hoje a maioria dos homens não decifraram e muitos não aprenderam a conviver com ela ao passo de abrir mão disso.  Mais difícil ainda do que ser mulher é ser uma mulher casada. Misericórdia! Mais vamos e convenhamos é bom demais ser completa, o sacrifício diário em ser uma esposa segundo os moldes de Deus faz valer a pena. 

No meio em que vivemos, o de Cristo, ser mulher é muito mais do que ser uma criatura diferente do homem, é ser filha de Deus, serva Dele, criada e escolhida para obediência, ser ensinada e ensinar a muitos e ser exemplo de caráter. Difícil não? Há quem possa dizer que não, esta é uma exceção, cheia do amor de Deus, curada, sarada e de muita experiência na vida com Deus. Glória a Deus por isso!

Agora vamos falar da maioria, nós mortais ou imortais perante Cristo, enfim... Let’s start the begining. Deus quando criou a mulher, Eva a fez da costela de Adão, para ser adjunta, ajudadora e companhia do homem e frutificassem toda a Terra. A natureza da mulher é completamente distinta do homem, de forma que os dois juntos sejam completos em Cristo. 

                                                                              

A constituição física, mental e emocional da mulher são evidentemente  diferenciadas as do homem. Estatura, força e capacidade de raciocinar no homem são mais destacadas e contrastam com a graça, gentileza e agilidade mental naturais à mulher. Cada um tem suas qualidades ímpares, pois Deus é perfeito e puro Amor, jamais criaria um ser para ser inferior ao outro! "Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão... Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus" (1 Co 11:8,9,11,12).

Porém, assim como Eva pecou fazendo a sua vontade ao invés de obedecer, as mulheres (sem Cristo) continuam a pecar e fazer o que bem entendem desde a criação, colhendo os frutos de suas ações e pecados, o que resultou numa total descaracterização e desvalorização da mulher como ser humano. E por falta de conhecimento da palavra de Deus, perderam-se em si mesmas e tentam sobreviver baseados em valores mundanos que só a fazem colher mais ruínas e auto destruição moral, física e social resultando morte emocional, familiar e espiritual.

E qual a maior dificuldade que uma mulher independente de ser mulher cristã ou incrédula enfrenta? A resposta é simples: Obediência. O padrão da mulher que Deus demonstra através de Sua Palavra é: Ser uma mulher obediente a Deus e a seu marido. Aos ouvidos carnais das mulheres ímpias ou incrédulas, isto é um colapso mental, porém aos nossos ouvidos espirituais, como servas de Deus, sabemos que isto é uma profunda verdade.  Tudo começa com os pais, com uma boa formação cristã,  quando somos obedientes desde criança aos nossos pais terrenos naturalmente seremos obedientes às autoridades, sejam celestiais ou terrenas. 
                                                                                
A Bíblia, nossa carta magna, nos remete a inúmeros exemplos de mulheres de Deus. Sara, esposa de Abrãao, foi uma mulher de personalidade forte e decidida, porém obediente a seu marido “Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.” Vemos com isso que a obediência de Sara garantia sua estabilidade e segurança através de Abrãao.

Receber a Graça de ser mulher envolve uma obediência de fé, Maria foi escolhida a mãe terrena de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Palavra mostra que seu caráter era fiel, servil e leal à sua fé. Ela foi agraciada por Deus e chamada pelo anjo de bendita sobre as mulheres por receber tão grande honra, e sua reação foi de obedecer pois mesmo diante do medo ela disse: Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” Lucas 1,38. Que exemplo esta serva do Senhor deu a humanidade, assim como Abraão mesmo diante do perigo de morte, pois ela poderia ser apedrejada pela lei dos judeus, ela preferiu obedecer a Deus do que aos homens.

São incontáveis para este texto as condições de virtudes que a mulher pode exercer estando em Cristo e mantendo uma conduta reta e obediente. Buscar este modelo de vida cristã fará com que sejamos espelho do reino de Deus mesmo convivendo em uma sociedade corrupta. O engatinhar desta conduta são: dominar sua língua e filtrar seus ouvidos. 

A mulher em especial precisa vigiar a vida inteira o seu falar e o seu ouvir. Como somos suscetíveis as conversas, foi assim que satanás enganou Eva e continua fazendo até hoje. Quantas esposas arrumam tremendas confusões com maridos por causa de conversas fiadas! Isto é pura insensatez. Por exemplo, o marido chega em casa, não o receba com os problemas da casa. Dê- lhe tempo para “esfriar o motor” e recuperar-se, depois que ele já tiver feito tudo, procure o momento e a forma correta e mansa de falar, receba-o na porta com beijo de boas-vindas! Pequenos detalhes fazem toda a diferença.

A boca é o barômetro do coração, a Bíblia ensina que a boca fala do que o coração está cheio e que precisamos guardar o nosso coração pois dele procedem as veredas da vida. Como você quer que seja sua vida, mulher? Se as coisas não estão como você gostaria, não é reclamando que vão melhor e sim profetizando sua fé é que serão criadas novas e boas realidades. 

Outra coisa são as amizades, é muito importante verificar, filtrar e provar suas amizades antes de realmente estabelecer alianças. Até mesmo dentro da igreja vemos que não podemos confiar 100% nas pessoas. Por que Jesus nos ensinou, o joio cresce junto com o trigo, mas precisamos ter alguém que nos entenda, a mulher sente falta de uma amiga, mas é importante que esta amizade realmente venha de Deus. Peça a Deus em oração que lhe conceda uma amiga, irmã que possa andar e crescer junto com você e fique atenta aos sinais de Deus. 

Nosso Senhor Jesus Cristo já nos abençoou com todas as bênçãos celestiais e por isso podemos exercer o ministério de ser mulher na excelência como Deus projetou. Ter um caráter obediente, servil, amável, dócil e manso, humilde, modesto, carinhosa, honesta, trabalhadora, saber falar e exortar no momento certo e oportuno, falar e profetizar, administradora do lar, ter sempre uma palavra branda e carinhosa nos lábios, ser gentil e educada, saber se vestir com elegância de uma princesa, saber criar, cuidar de seus filhos e maridos, prover e servir seu ministério pessoal e na igreja, estudar a Palavra, graduar-se, enfim...e ainda dar conta do recado no final da noite com seu marido não deixando cair na rotina, tudo isto e muito mais...Ufa! Utopia? Fábulas? Não! Realidade de quem crê. Tudo isso e muito mais que não dariam para descrever nesta mensagem. 

Mas com a graça de Deus na vida da mulher, tudo pode ser realizado e na excelência e muito mais, de forma que possamos ser padrão de servas de Deus, ministras do Evangelho, esposas amadas e mães abençoadas. Peça a Deus em suas orações diariamente a graça de ser mulher conforme Ele designou, ser uma mulher segundo a Sua Vontade e Seu propósito e que te dê forças com bom ânimo ser obediente em tudo, servindo fielmente seu primeiro  ministério, que é a sua casa e a Igreja de Cristo.  

“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor”
(Provérbios 18:22)

Beijos de fé*
 BlogdaTatiSouzza



Postagens mais visitadas