FINANÇAS PESSOAIS

TER UM CARÁTER FINANCEIRO DE SUCESSO



Como ter uma conduta positiva com seu dinheiro, vivendo em uma realidade política e econômica decadente, mas estando de acordo com a Palavra de Deus. 



Com a realidade sócio-econômica instável desde sempre o brasileiro passa por inúmeros malabarismos todos os meses para equilibrar sua renda. A maioria da população brasileira se preocupa com o básico e alguns afortunados podem se dar ao luxo de gastar com suas vontades e outros mais privilegiados de investir. Além de tudo isto, econtramos uma classe diferenciada que independente da crise econômica realiza gastos esplendorosos ...as mulheres! A liquidação é sua kriptonita e para conseguir dar conta de tudo, ela trabalha, trabalha e trabalha...e quando vai ver o saldo, vermelho! 

Nós, brasileiros não temos uma cultura de educação financeira, se uma família é pobre, a probabilidade de continuar sendo pobre de geração em geração é tremendamente real. Esta realidade de educar os filhos financeiramente só é vivida em famílias ricas, onde desde a infância ensina-se a lidar com dinheiro de forma que venha a ser um adulto que valorize e aumente o patrimônio familiar. 

Como ter uma boa conduta financeira em meio a tantos revezes financeiros em nosso mundo globalizado? A bíblia enfatiza este assunto, mostrando o quanto é importante ser um bom administrador do dinheiro, de forma que este como Ferramenta bem utilizada traga benefícios e não como Dono que escraviza. Infelizmente hoje vemos até mesmo igrejas que são escravas do dinheiro, mas Deus não considera isto como prosperidade. 

Pelo contrário, a Palavra de Deus nos ensina que a confiança na Sua provisão para nós deve estar acima das inquietações e desejos, como diz Hebreus 13:5 "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse:Não te deixarei, nem te desampararei

Entenda, não é errado querer alcançar riquezas, porém com as riquezas há o muito vigiar. Será necessário vigiar seu coração em todo tempo para que seus valores espirituais não se comprometam. O fascínio do dinheiro pode corromper o ser humano de forma que este pode vir a perder até mesmo sua salvação. Por isso é importante não só desenvolver uma cultura de educação financeira quanto um caráter em relação à finanças. Comece mantendo tudo sempre na ponta do lápis, o controle do orçamento mensal faz toda a diferença! E adotar algumas regras básicas também faz parte da mudança de conduta com seu dinheiro.

REGRAS BÁSICAS PARA UM BOM CARÁTER MONETÁRIO

SEJA DIZIMISTA FIEL 



Ser dizimista é muito importante, devolver a Deus 10% de seus rendimentos mensalmente é um ato de fé e amor, pois você declara que confia na Providência Divina. Deus não precisa do seu dinheiro, precisa avaliar sua fidelidade, é diferente. E também as igrejas precisam pagar suas contas, por que toda casa precisa ser mantida e principalmente a de Deus. Bom, trabalhando com os 90%, vamos falar como fazer para ter um caráter financeiro saudável. 

QUITE DÍVIDAS E PENDÊNCIAS



Avalie sua situação, ponha todas as dívidas na ponta do lápis e pague o mais rápido possível quem você deve, se não consegue pagar a dívida inicial faça uma contra- proposta para se ver livre dos débitos atrasados. Tire este peso de suas costas... e da consciência. "Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros..." Rm 13:8 

EVITE FAZER EMPRÉSTIMOS 


Existe um ditado que diz; "Aquele que hoje pega emprestado, amanhã pedirá esmola." Se você for fiel nos dízimos e honrar a si mesmo sabendo gastar dificilmente pegará dinheiro emprestado. Aquele que pede emprestado fica por servo daquele que empresta, Deus nos ensina que devemos buscar ser abençoadores e para isso você tem que saber administrar o seu querer e saber trabalhar com a sua realidade, fazendo assim com certeza Ele te abençoará. "O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muita gente, porém tu não tomarás emprestado." Dt 28,12 

HONRE SEU IPCR 

Se você quer ter liberdade financeira, construa seu IMPOSTO DE CONSTRUÇÃO DE RIQUEZA e pague-se mensalmente com 1/5 do valor que você ganha. Terá que aprender a resistir suas vontades, a vontade de seus filhos e falar não para muita gente. Existe uma conversa furada no meio cristão que diz que crente não tem que ter dinheiro guardado. Os homens mais ricos da Bíblia, servos de Deus fiéis tinham suas posses e sabiam investir de forma que aumentasse sua riqueza. Deus os abençoou e ficaram ricos. Abraão enriqueceu muito, tanto em gado, como em prata e ouro (Gn 13:2) o mesmo aconteceu com Isaque. "O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. (Gn 25:13). 

Com Jacó não foi diferente. (Gn 36:7). Salomão, além de toda a sua sabedoria, também foi o rei mais rico de Israel (1 Cr 1:12). E os rebanhos de Jó espalhavam-se por toda a terra (Jo 1:10b). Lembre-se de que a vida dá reviravoltas e você precisa ter economias salvas, não para ambição mas para a construção de patrimônio de sua família. Deus é Pai e todo pai quer o melhor para os seus filhos, principalmente que sejam prósperos, o que não significa que todos seremos ricos, mas sim saudáveis financeiramente. 


BUSQUE O INVESTIMENTO ADEQUADO PARA SEU PERFIL


Se você é conservador, a poupança e o CDB é o ideal. Se você gosta de correr riscos, procure uma corretora idônea que atue na bolsa de valores e invista. Mas esteja preparado para saber que com ações você corre o risco de ganhar e perder. Defina suas metas antes de investir! 

SEJA UM DOADOR 


Não ser egoísta é fundamental. Demonstramos que amamos uns aos outros não é com eu te amo e sim com atitudes, e esta é uma atitude que Deus ama. Quando doamos sem esperar nada do outro, faz parte de ter um coração grato pelo que se tem vivido e naturalmente esta conduta traz recompensas incríveis. "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo" Lc6,38. Por que mais bem-aventurado é dar do que receber." Atos 20,35 

GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA 


Se você não quer viver duro a regra básica é gaste menos do que ganha, para o homem pode parecer simples, mas para a mulher é uma equação impossível. Amadas, exercite-se em trabalhar o consumo com no máximo 30% do seu rendimento e ponto final. Se você quiser aquela bolsa linda da Capodarte ou aquele sapatinho básico da Corello, junte e compre à vista, mas esqueça o impulso do cartão de crédito, ele sempre será a ressaca de Becky Bloom amanhã. 

USE CARTÕES DE CRÉDITOS SOMENTE EM CASO DE NECESSIDADE 


Entenda que o crédito do cartão não te pertence por isso use-o somente em necessidade por que você terá que devolver o crédito emprestado. Hoje em dia no Brasil as pessoas estão usando o cartão de crédito como complemento de renda, isto é um absurdo! Este dinheiro não é seu e a administradora do cartão vai te cobrar juros por ele. Trabalhe com no máximo 2 cartões e use somente caso de necessidade. 

PAGUE SEMPRE À VISTA E COMPRAR SOMENTE O QUE PRECISA 


Quando você prestações para adquirir um bem, o único que sai satisfeito é o estabelecimento que você comprou, você a longo prazo fará uma bela doação forçada chamada juros, e ainda terá seu bem com perda de valor. Exceto em casos de imóveis, o uso do parcelamento não vale a pena. è melhor economizar e investir o valor para comprar o produto depois. Saiba dominar sua ansiedade e controlar seus desejos. Ao realizar uma compra, pergunte-se: "Eu preciso disso ou eu desejo isto?" Evite impulsos, eles costumam sair o triplo do valor...


Como todos sabem falar é fácil, duro é fazer. O ideal é que inicie aos poucos a mudança de atitude, o importante é a disciplina e determinação. Mesmo que em alguns momentos você possa até cair tentação e comprar uma coisa ou outra, insista e persista em adotar atitudes saudáveis para sua saúde financeira. Seu bolso vai agradecer e sua família também. 


Beijos de fé*

BlogdaTatiSouzza.

Postagens mais visitadas