O TEMPO PASSA...O TEMPO VOA...E?

Como a dedicação e organização abrem portas para o bom uso do tempo.



“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.”
Eclesiastes 3,1-11

Diziam os romanos tempus edax rerum, ou seja, o tempo é voraz e roedor das coisas. O homem passa pelo tempo, nasce e morre, sua vida faz e se desfaz.  A vida humana é uma passagem entre a matéria, o plano físico em que vivemos para o eterno, o encontro na eternidade com Deus. O tempo que passa, é um bem limitado sem possibilidade de recuperação, por isso é preciso usar de forma inteligente e aproveitar ao máximo suas oportunidades. Sendo este um recurso, planejar e administrar, otimizam resultados e evitam desperdício de tempo.
Esta ferramenta quando bem administrada permite ao homem gerenciar os eventos sejam estes, atividades pessoais, profissionais ou familiares, organizando metas e objetivos, com menor dispêndio de energia física e mental.
Os passos fundamentais no processo de gerenciamento de tempo são: descobrir, planejar e agir. Você precisa diagnosticar como usa seu tempo e onde este escorre pelos seus dedos. Eliminar esta brecha e planejar a melhor aplicação do tempo, traz economia para usá-lo em atividades multiplicadoras e adquirir qualidade de vida.
       
        
 



Os ladrões do tempo; sobrecarga de trabalho, atrasos, desorganização, reuniões improdutivas, não delegar, não saber dizer não, excesso de material para ler, adiar atividades, não ter metas ou rotinas estabelecidas, mesa bagunçada, excesso de tempo ao telefone ou computador, não antecipar prováveis acontecimentos futuros e não se preparar para eles, reuniões improdutivas e extensas e etc.
Feito o diagnóstico, é hora de eliminar o stress, chega de dor de cabeça. No texto acima vemos que a Bíblia ensina que a tempo para todas as coisas e que havemos de prestar conta do tempo que nos foi emprestado por Deus. Busque ter uma visão para o seu futuro e adquira um plano de ação para realizar seus objetivos.
Para fazer bom uso do tempo, é preciso:

_ Ter metas diárias de desempenho: não importa o que você faz se é uma dona de casa ou um diretor executivo.

_ Crie um bom sistema de controle:anote em uma agenda todas as atividades do dia, revisando o dia anterior e consultando se há pendências.

_ Elabore uma agenda com os tópicos: Urgente e Prioritário.

_ Faça o que não gosta primeiro e as outras coisas parecerão mais simples.

_ Faça de uma vez o que tiver que fazer, não adie! Aprenda a decidir e resolver as pendências. “Melhor um fim horroroso do que um horror sem fim.”

_ Crie rotinas para estabelecer bons hábitos (como acordar uma hora mais cedo).

_ Mantenha seu ambiente limpo e organizado, deixe na sua mesa o que será resolvido naquele dia. Organize-se.

_ Tenha sempre próximo de você instrumentos úteis como bloco de notas, post it e se você tem dificuldade de concentração, estude ter um gravador para uso constante.

_ Crie filtros para seus e-mails. Trabalhe somente com os importantes e barre como spam endereços que você sabe que só enviam mensagens ou piadas, deixe isso para quando tiver muito tempo livre.

_ Objetividade nas reuniões: delimite o tempo das reuniões e prepare-se para elas, agende os encontros da empresa sempre às segundas-feiras pela manhã, os participantes devem ser avisados com antecedência por e-mail com a pauta do que será discutido anteriormente, as atas conclusivas devem ser enviadas rapidamente, após o término da reunião.

_ Não seja controlador, aprenda a delegar tarefas. Para ser líder é preciso ensinar, orientar e acompanhar. O trabalho de liderar é compensado com os frutos.

_ Não altere sua programação do dia exceto por motivo de forma maior, se possui secretária, avise que não quer ser interrompido no meio de uma atividade.

_ Seja simples, o prolixo cansa e atrasa a vida das pessoas

_ Antes de dormir, deixe tudo arrumado para o dia seguinte, sua roupa e dos filhos, mochilas e pastas, chave do carro, celular, inclusive a agenda feita. Lembre - se: “O dia de amanhã começa hoje”




Examinando circunstâncias externas e internas, poderá avaliar seus pontos fortes e suas fraquezas para melhor alcançar o atingimento de suas metas e ganhar tempo extra. Seja persistente, no ínicio pode parecer muito difícil, mas assim que o hábito tornar-se uma rotina, você dominará a situação e terá adquirido ferramentas úteis.

Além disso “Time is Money”, já dizia Benjamin Franklin, ganhando tempo você ainda ganha dinheiro. È preciso dar prioridade ao que é importante na vida, aproveite para estar com a família, ir à igreja, meditar na Palavra de Deus, passear ou viajar, enfim fazer o que te realiza. 

Se souber usar o tempo, ele não irá faltar. È mister que eu diga, acima de tudo o que foi dito, dedique a primícia do seu dia a Deus, entregue a Ele todos os seus caminhos, seus planos e metas e o mais Ele fará. 
Valorize seu tempo sempre!




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