PENSE MULHER!

       O VALOR DO DISCERNIMENTO ESPIRITUAL NOS ÚLTIMOS DIAS



"Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.     
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.  
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.    
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.     
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.    
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.    
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
1Cor2, 10-16.


A palavra discernimento do grego κριτικòς (kritikos) quer dizer habilidade em analisar, considerar e expor. É a faculdade dada por Deus de perceber diferenças, distinguir entre a verdade e o erro e de julgar as coisas claramente.    
O processo de averiguar, perceber, distinguir ou diferenciar, tal qual habilidade ou capacidade de se reconhecer a identidade, muitas vezes, a personalidade e a condição dos espíritos que estão por detrás de diferentes manifestações ou atividades sobre a origem de dado impulso espiritual. 

O campo de ação de satanás é o âmbito espiritual. Satanás era, originalmente, um anjo de Deus de alto posto, o qual caiu por causa do orgulho, ambição e rebeldia (Isaías 14.12-15; Ezequiel 28.12-18).
Se considerarmos os fatos do mundo espiritual e do inter-relacionamento deles, veremos que é impossível que uma pessoa permaneça neutra sem ser afetada por influências espirituais. Isto significa que ela estará envolvida quer queira quer não e terá que enfrentar e lidar com os resultados das batalhas travadas neste mundo paralelo.

Desta forma, em todas as atividades em nosso dia a dia somos bombardeados com relacionamentos, informações que podem nos afetar a vida cotidiana.
É muito importante estarmos conectados com o Espírito Santo de Deus para que alcancemos discernimento coerente a Verdade que há em Cristo e desta forma não sermos enganados pelo espíritos malignos. De forma a não sermos afetados por enganos e estratégias demoníacas do inimigo de nossas almas que deseja incessantemente nos levar ao inferno através do pecado e do afastamento de Deus.

Tiago nos ensina que se pedirmos a Deus nos concederá o dom da sabedoria, tão necessária para que não andemos errantes. Como diz: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura,e ser-lhe-ádada.” Tiago1,5

A sabedoria está intimamente ligada ao temor, que por sua vez está ligado ao conhecimento que dá luz ao entendimento trazendo a tona o discernimento. Deus nos exorta a conhecê-lo cada dia mais. (Oséias 4,6)

Não podemos confiar em nosso entendimento, afetos, relacionamentos e muito menos em nosso coração que é corrupto, temos que buscar a prudência através da sabedoria que há em Cristo. 

A meditação e a comunhão com o Senhor Jesus traz o discernimento espiritual tão necessário ao cristão nestes dias, onde vemos valores corrompidos em todos os lugares. “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.” Sl 119,99

Deus em Sua Palavra nos alerta sobre a atuação de satanás que se levantaria com enganos e mentiras sobre a pele de falsos profetas e enganariam a muitos com a realização de muitos prodígios e estas estratégias malignas enganaria até mesmo os escolhidos. (Mc 13,22)

Também nos exorta a não crer em qualquer espírito mas provar se estes espíritos são de Deus (I Jo 4,1). Temos visto neste tempo um ajuntamento de pessoas que vão em busca de bênçãos mas não se preocupam em se relacionar com Jesus, através da Verdade do Evangelho.
Quando o ser humano é agradável a Deus no cumprimento de Sua Palavra, Ele acrescenta todas as coisas. Deus não precisa de inúmeras campanhas para agir na vida de ninguém. O que Ele deseja é a convivcção da fé e o comprometimento determinado em se relacionar com Ele  através da entrega diária, intimidade, comunhão, conversão, testemunho da verdade e obediência de cada um.

A oração e o jejum são armas espirituais para que subjuguemos nossas vontades carnais e nos sujeitemos a vontade de Deus. Indispensáveis na constante deste relacionamento com o Pai.

O discernimento espiritual é a graduação de uma vida madura com Cristo, Ele nos deu a receita para que não sejemos engodados com fábulas, doutrinas e visões que não provêm do Espírito Santo de Deus. (Jer 14,14) “E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento,”   Filipenses 1,9

Portanto, é necessário ter uma vida de busca íntima com Deus para que possamos ter o discernimento espiritual que nos livra dos caminhos errados e “atalhos” que buscam apenas nos consumir. Oremos sem cessar para que a humanidade venha a conhecer a maravilhosa salvação oferecida por Cristo através do preço pago de Sangue naquela cruz a todo aquele que Nele Crê.

Que assim seja!
Forte Abraço.
Thaty



Postagens mais visitadas