EU & VOCÊ! ESCRITOS PELOS DEDOS DE DEUS – PARTE II


 Reconhecendo a presença do amor que vem de Deus.



 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;”ICoríntios 13, 1-8.

Como é difícil sofrer perdas amorosas e sentirmos desilusões sentimentais, não é? Sentimento horrível que parece que vai destruir tudo ao nosso redor,  mesmo quando sabemos que a decepção será um bem maior no futuro, nosso coração fica despedaçado. Por mais que tentamos ter um espírito forte, dominar nossos sentimentos e alma, o desânimo da tristeza causado por uma separação, desfalece nosso semblante e se nossa fé não conseguir sobrepujar todas estas coisas, a depressão pode até se instalar como “bônus”da solidão. Saber reconhecer o amor quando vêm de Deus é sentir a Sua presença no outro. E como perceber isto?

Existe um amor que vem de Deus,Ele manifesta-se em Sua Palavra, o amor chamado incondicional, que não depende de nada para atuar na vida do outro Não solicita reciprocidade, condições, idade, maturidade, benefícios, nada disso. É o dom de amar segundo o amor com que Deus nos ama, conforme o Seu caráter. 

Através de Paulo no texto acima de Coríntios, o Senhor nos exorta e nos dá os parâmetros para reconhecer as características deste amor santo, que ultrapassa as limitações humanas e nos leva a viver conforme os propósitos de Deus. Por mais que conseguíssemos louvar como os anjos do céu ou  tocar os melhores instrumentos da Terra, ora fossemos mestres e sábios com toda sorte de conhecimento, se não tivermos este amor, nada terá valor.

Se você achar que o poder da fé resistirá a tudo, mais não conseguir abrigar este amor dentro do teu coração, estará se enganando. Por mais beneficente e caridoso ou corajoso que possa ser em prol do Reino de nada adianta. Por que este amor que é dom de Deus tem a natureza do Pai, é necessário comunhão com Ele, intimidade, ouvir a Sua voz e para conseguir colocá-lo em ação.



Ele ultrapassa limites, não enxerga dificuldades, por mais que seja desprezado, o amor sofre e aguarda com paciência, sua natureza é o bem, nada cobiça e não quer ter nada que não pertença somente a ele. Não é imprudente ou precipitado, por maior que sejam as diferenças não faz juízo de valor. Este amor, ágape tal qual é chamado, vem do coração de Deus e não conhece o mal, é puro e benigno tal qual o Senhor.

O verdadeiro amor resiste a tudo, sua canção é a verdade, esperança e  justiça. Quando o amor vem de Deus, ele não traz sofrimento, dúvidas ou angústia, traz bondade e paz. Sofre as dificuldades e espera com paciência e fé, suporta as batalhas com dignidade, lealdade e fidelidade. Amor ajudador, cria e fortalece os vínculos de união, e testemunha a perfeição de Deus em Sua criação.

Amor que se alegra na simplicidade e se fortalece na lealdade, o amor que vem de Deus nunca é derrotado mas sempre multiplicado e compartilhado. Ele é a presença do próprio Deus dentro dos corações. Que possamos saber reconhecer este amor, segui-lo com afinco e zelo, pois é o único a qual podemos nos entregar sem medo e com ele firmarmos uma aliança eterna. 



"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."
Eclesiastes 4,12

Deus, eu & você!





Postagens mais visitadas