EU & VOCÊ! ESCRITO PELOS DEDOS DE DEUS




"E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz!" 1 Samuel 25,6

O que temos visto hoje nos relacionamentos sentimentais, é que muitos cristãos tendem a agir como Nabal, por não suportarem a espera do seu bom encontro, atendem as carências da alma, sentimentais e emocionais, com envolvimentos que “parecem” ser de Deus. Este talvez seja o grande entrave de nossa época, estamos vivendo a Era Denorex, parece com o Evangelho, mas não é.

Solteiros deixam sua condição privilegiada de servir a Deus para assumirem relacionamentos com incrédulos, namoros entre cristão em jugo desigual, casamentos dentro da igreja falidos. E porque? Culpa de Deus? Não! O servo deixou de ouvir a direção do Senhor, para obedecer seu enganoso coração. Obedecer é melhor do que sacrificar, isto vale para todas as áreas de nossas vidas.


PARTE I – A ESCOLHA

1- “E aí esta orando pelo bom encontro? Ah...estou...de vez em quando estou sim...”

A oração é o combustível da fé, sem ela é impossível respirar espiritualmente. E através dela que você deve manter um relacionamento com Deus. Orando pelo bom encontro é necessário colocar diante de Deus todas as suas necessidades, vontades e desejos de forma específica.

Bem como os diferenciais e sinais que você na sua intimidade com Deus pode pedir, com o Pai podemos falar como filhos e ter esta liberdade. Orar deve ser um exercício de prazer incessante na vida de um cristão. Existe algo mais prazeroso que sentir a presença ou o toque do Espírito Santo em nós, que somos Seus? Se sim. Desconheço. Orar, orar, orar até receber e seguir as direções do Senhor dadas em oração. Deus atende muito antes que pensamos...

“E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.”Gen 24,15

2 - “Acho que esta pessoa é a promessa de Deus para mim!”

Ledo engano! Deus nunca trabalha no “acho” e sim na convicção. Deus criou homem e mulher para que vivam juntos em comunhão e constitua família, a base de tudo. Assim como Deus projetou Eva para Adão, Ele tem um par projetado para cada filho Seu. Mas para esse BOM ENCONTRO chegar tem uma condição ESPERAR. Condição que exige fé, paciência e intimidade com Deus e Sua Palavra.

O ser humano é imediatista por natureza, todos nós detestamos esperar (salvo exceções). A vida é feita de escolhas e não saber escolher é um big problema. A escolha do “prometido” envolve certos princípios; verificar como ele ou ela tratam se conduzem acerca da salvação, nos relacionamentos (igreja, namoros anteriores e família) e sobre sua vocação ou chamado (serviço ao Senhor).

Essa pessoa ama a Deus sobre todas as coisas? Tem bom testemunho? Ama a Palavra de Deus?Valoriza a família? Sabe esperar em Cristo? Os pais de ambos concordam? Os pastores apóiam? Tudo isso é muito importante, para que você não entre em um jugo desigual e ande de acordo com o que você já alcançou em Cristo. "Com boi e com jumento juntamente não lavrarás" Deuteronômio 22,10.

Veja, que Abrãao expôs sua direção a seu servo debaixo de juramento, o instruiu e enviou, como diz em Gen24,2-4 “E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.”

Quando a pessoa é a enviada pelo Senhor, Ele envia a PAZ. Fator decisivo para sabermos se a escolha está certa, é a paz de Cristo que excede a todo entendimento. E quando estamos com a pessoa certa o Senhor nos dá paz ao lado dela. Já com a pessoa errada o nosso íntimo gera duvida e não há a testificação de Deus. Por isso nossa visão espiritual deve estar alinhada com a Palavra de Deus.

3 – “Me precipitei e estou em jugo desigual e agora?”


                              

O que se precipita, lança-se no abismo e um abismo chama outro abismo. O jugo é o objeto de ligação, que têm como propósito unir e conjugar os esforços de dois animais da mesma espécie, com o propósito principal de levarem uma carga! O que se espera desses animais, é que ambos numa mesma e determinada direção, orientados pelo seu proprietário, estejam compactáveis no seu trabalho, tenham um mesmo procedimento, possuam uma mesma natureza, sem a qual será impossível realizarem a tarefa a que estão destinados. 

Quando no namoro, existem dúvidas e divergências, mais tarde no casamento, os princípios morais, ainda que da mesma fé, pode haver um resultado catastrófico, resultando em infelicidade, tristeza, muitas lágrimas, contaminação e alguns casos, até desvio da fé!

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois o santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2 Co 6.14-17).

Neste caso, estamos abordando desigualdades em geral, sem cogitar o caso explícito acima, onde a Palavra fala claramente sobre a união com incrédulo. Vou me limitar a escrever sobre a aplicação dentro do contexto de namoro e casamento entre cristãos. A palavra “incrédulos” no grego (apístois), além de “infiel”, “descrente” (incrédulo), pode também ser traduzida como “sem confiança” (em Deus), ou seja, para ser incrédulo, basta o homem ou mulher anular a Deus a confiança que adquiriu ou devotou ao mesmo no princípio da sua fé. E não apenas aquele que nunca confiou.

Por isso, é muito importante o 1º período do relacionamento, a oração e observação entre o casal, verificar se realmente aquela pessoal será compatível aos seus objetivos espirituais. Dirigir com uma das "rodas desalinhadas" trará muitos problemas em um futuro casamento, complica por diversos motivos, pois a fé em Jesus dita como utilizar dinheiro, educar filhos, o que fazer no final de semana, enfim...é importante o casal estar nivelados no aspecto espiritual, social, emocional, econômico e até cultural.

Em um primeiro momento, tudo isto deve ser analisado para que o casal tenha relacionamento escrito pelo dedo de Deus. Esta mensagem continua...

Caminhando na fé,
Forte abraço.
Thaty.


Tags - Namoro cristão, jugo desigual, comunhão, vida espiritual, casamento, família, princípios.

Postagens mais visitadas