A ERA DA VAIDADE.


“Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” Eclesiastes 1,2.

O ser humano tem expandido consideravelmente suas realizações . Claro, é maravilhoso conquistar sonhos, alcançarmos objetivos em qual nos esforçamos. Mas qual o limite de nossas conquistas? Quais são os limites no mundo em que vivemos para a auto-realização?

Como temos lidado com estas questões em nossa vida espiritual? A vaidade é um desejo imoderado de chamar a atenção ou de receber elogios, uma presunção ou idéia exageradamente positiva que alguém faz de si próprio, que gera ostentação e vanglória. 

O significado da palavra vaidade no idioma hebraico vaidade é hãvel,  significa além de sopro, vapor, bolha, qualquer coisa invisível que logo desaparece. Vemos a aplicação desta palavra aos ídolos (Jeremias 51.18) e aos o adoram (Isaias 44.9). Assim como nas proclamações dos falsos profetas (Ezequiel 13.1-23) e até as melhores virtudes humanas quando comparadas com a retidão de Deus e a Sua Palavra (Salmo 39.5; 62.9).

Hoje em dia vemos a vaidade tão infiltrada nas igrejas que até Narciso se assustaria. Nós cristãos sabemos que nada podemos realizar sem Cristo, e que Dele é o querer e o efetuar, segundo os Seus propósitos na vida de cada um, e devemos lutar e esforçarmos para conquistar o reino de Deus e alcançar as almas que tem sido engodadas no pecado por Satanás para a perdição eterna.

Porém, até onde o serviço, o trabalho, as conquistas são para o Reino; e até onde chegam ao querer do homem? O Brasil tem vivido seus melhores momentos na comunicação da Graça e do Evangelho de Cristo. 

Mas o excelente sempre destaque o pior, temos visto crescer no meio do evangelho, uma geração sem conhecimento bíblico e discernimento espiritual, pois os melhores argumentos e hermenêuticas tem sido aplicados em muitos ministérios, de sorte que o povo engodado de “boas profecias” como diz em Jeremias 23,3: "Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR." Com isso, deixaram de orar e buscar a simples e soberana vontade do Pai para andar após a vaidade espiritual de alguns. 

Quando se confronta este tema hoje no Brasil logo encontram-se rótulos para os que pensam e questionam. Porém chamo isto de sobriedade. Ser sóbrio espiritualmente, é buscar andar corretamente na Palavra de Deus, ter testemunho diante de Deus e dos homens e ter equilíbrio diante das doutrinas e visões humanas. 

O Evangelho de Cristo é simples e a ninguém põe jugo ou aflição, seu ministério conquistou almas e valores inestimáveis no céu e na terra, eternamente, a preço de sangue, sacrifício e obediência a Deus Pai. 

Ele caminhava com seus discípulos de cidade em cidade, pregava nos campos e montes, orava de madrugada ao relento. E hoje em dia, o que vemos? Só se pode fazer o evangelho com muito dinheiro!

Sim, o dinheiro é necessário, pois atende a tudo, e as igrejas precisam avançar sempre, concordo. Porém, as ovelhas de Cristo não podem ser sacrificadas por isso. Quem pagará por este sangue já remido por Cristo? 

Deus é um Deus, que age com ordem e decência e tudo traz a luz. Realizar conquistas para o Reino é fundamental, assim como prestar contas também. Todos prestaremos a Cristo, porém o que realizamos no mundo em favor de Cristo deve ser esclarecido para o Seu Corpo.

Fazendo uma administração fiel, conforme vemos na parábola de Lucas 16. Ser um bom mordomo e administrador dos recursos do Corpo de Cristo  traz maior proveito do que o esforço desmedido por adquirir e fazer mais e mais. A vaidade cega a mente e cria sofismas.

Contesto absurdos como obrigatoriedade de usos e costumes e imposições humanas, já que o Espírito Santo de Deus nada impõe e obriga, Ele nos convence do pecado, juízo e justiça. Mas é tempo, de todo aquele que diz ser cristão agir como tal, principalmente no proceder uns com os outros.

Fundamental é transformação e santificação da alma, pois no dia que virá onde o trono branco do Senhor há de revelar as ações de cada um, as conquistas materiais pouca relevância terão, mas sim o proceder do coração.

Portanto irmão em Cristo, vivemos tempos difíceis, os sinais revelam a proximidade do fim, não se deixe engodar, leia mais a Bíblia, jejue, ore sem cessar, tenha comunhão com sua família, siga o testemunho e ensinos de Cristo e vigie quanto ao proceder dos homens. 

Respeite e creia nos profetas sim, como ensina o Senhor em Cronicas 20,20: "E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;"  Mas você os conhecerá segundo os seus frutos, não materiais e sim no rebanho do Senhor.

Não se preocupe em viver para angariar riquezas como diz em Provérbios 30-8; Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Faça a sua parte no tocante a ser testemunho e luz nesta terra, pois se você for fiel ao EVANGELHO todas as coisas serão acrescentadas.

Assim como aqueles que forem fiéis a ADMINISTRAÇÃO da obra do Senhor avançarão para recursos ilimitados, pois Aquele que prometeu é fiel e vela pela Sua Palavra para a cumprir, Ele é Deus e não muda. (Mal3,6). Sirva a Deus ao Corpo de Cristo sem peso e sem jugo e o Altíssimo te exaltará. Vigiai.

Postagens mais visitadas